Maca peruana: Saiba quais são seus benefícios para a saúde

Você já ouviu falar em maca peruana? Parece algo estranho, não é mesmo? Entretanto, a maca peruana é uma planta capaz de crescer até 4 mil metros de altura. Além disso, enfrente temperaturas que chegam a  -25°C e é responsável por proporcionar inúmeros benefícios à saúde.

Essa planta, de nome científico Lepidium meyeniiWalp, possui um valor nutritivo bastante alto. Popularmente ela é conhecida como maca peruana uma vez que é nativa do Peru, da região dos Andes.  Estima-se que ela seja cultivada há mais de 2 mil anos pelos incas.

Uma curiosidade é que a arte da maca peruana que possui mais valores nutricionais é a raiz. Isso mesmo! Lá é possível achar grandes quantidades de minerais e proteínas. A raiz da planta, a qual é parecida com a forma de um rabanete, depois de ser colhida, passa por um processo de secagem. Assim que o processo é finalizado, a maca peruana pode ser conservada por muito tempo sem perder suas propriedades nutritivas.

Ela é consumida tanto na forma de cápsula quanto na forma de pó. Neste último caso, o mais comum é que ela seja usada na preparação de vitaminas, mingaus, geleias e sucos. Entretanto, vale ressaltar que antes de consumi-la é muito importante consultar um profissional a fim de saber qual a melhor dosagem para você e evitar efeitos colaterais.

Propriedades da maca peruana

Segundo pesquisas e estudos, a raiz de maca peruana pode conter até 18 gramas de proteína,  76 g de carboidratos , 8 g de fibras e 2 g de lipídeos para cada 100 g.  Já no que diz respeito a vitaminas, a planta contém até  3 mg de vitamina C (ácido ascórbico), 43 mg de vitamina B3 (niacina), 1 mg de vitamina B1 (tiamina) e 0,70 mg de vitamina B2 (riboflavina) para cada 100 g.

Os minerais também estão presentes, sendo possível encontrar até 2000 mg de potássio, 40 mg de sódio, 100 mg de magnésio, 600 mg de cálcio, 300 mg de fósforo e 24 mg de ferro para cada 100 g.

De acordo com o Departamento Federal de Saúde do Canadá, a dosagem máxima de maca peruana deve ser de até três gramas por dia, o que equivale a aproximadamente uma colher de chá rasa por dia. O mesmo órgão informa que se você fizer uso de antidepressivos, anticoagulantes ou sofrer de pressão alta, é recomendável o consumo máximo de 0,6 gramas de maca peruana.

Benefícios da maca peruana

Essa planta é considerada um alimento saudável capaz de prevenir muitas doenças., você sabia? De acordo com um estudo, a raiz de maca peruana pode até mesmo ajudar no tratamento de  problemas renais, problemas no sistema imunológico, hiperglicemia além de retardar o envelhecimento.

maca peruana também é muito na medicina complementar para tratar sintomas da menopausa, falta de vigor físico, fertilidade, melhora do aprendizado e memória, ao combate à ansiedade, depressão, desregulação hormonal, osteoporose, anemia e também é conhecida como afrodisíaco, aumentando a libido.

Onde encontrar a raiz de maca peruana

Hoje em dia, há várias lojas físicas e virtuais que vendem produtos naturais como a maca. Sendo assim, é possível comprar a raiz de maca peruana em diversas formas (como em  ou em cápsula), podendo ser encontradas nesses locais.
No entanto, fique atento em aferir se o fabricante da maca peruana é regularizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), para assegurar que o produto não cause efeitos colaterais desagradáveis posteriormente.

Deixe um comentário